DEFESA
Aparar Armas com as Mãos LimpasSe você aparar uma arma de mãos vazias, sua defesa estará submetida a um redutor igual a -3 à não ser que o ninja possua uma técnica apropriada para isso. Uma falha significará que a arma atingiu seu alvo; o atacante pode escolher atingir onde ele estava apontando, ou seu braço.Defesa TotalEsta é a manobra a ser escolhida quando se está cercado de inimigos (principalmente inimigos que gostam de ataque total). Você pode se deslocar 1 hexágono em qualquer direção e não pode fazer mais nada a não ser se defender.
O ninja pode escolher entre as seguintes opções de Defesa Total:
Se você falhar em sua jogada de defesa contra qualquer ataque, poderá tentar uma outra defesa diferente (em outras palavras, você tem duas jogadas de defesa, usando duas defesas ativas diferentes, para cada ataque feito durante a rodada). Você está limitado ao dobro de defesas ativas aparar e bloquear por turno (se antes você poderia fazer 3 aparar agora pode fazer 6 e assim por diante) quando escolhe a Defesa Total (se você tiver duas armas, cada uma delas poderá aparar duas vezes).
Se terminar o número de bloqueios e movimentos de aparar permitidos, você poderá se esquivar apenas uma vez de cada um dos ataques seguintes (ninguém se esquiva duas vezes do mesmo ataque).
Ou o ninja pode sacrificar um de seus ataques (caso possua mais de uma ação por turno) para fazer uma defesa ativa extra por turno ou receber um bônus de +1 em todas as suas defesas ativas. O personagem também pode sacrificar todas as suas ações (mesmo que só tenha uma ação) para dobrar o numero de defesas ativas que possua por turno ou receber um bônus de +2 em suas todas as suas defesas ativas. Esse bônus tem um acréscimo de +1 caso possua Caratê NH 21, +2 caso o NH 24, +3 caso NH 27 e assim por diante.
Exemplo de Defesa Ativa:
Gaara ataca Neji com seu jutsu de areia. Usando a regra do ‘21’ Gaara provoca um redutor de -12 em qualquer defesa ativa de Neji. No caso Neji decide usar seu Aparar que é 23 (2/3 de 24 = 16 + 1 de reflexos em combate, +3 de Aparar Ampliado, + de Defesa Passiva), com o redutor de -12 fica 11. Neji tem pouco mais de 50% de chance de ser bem sucedido. Ele acha pouco. Então decide abdicar de suas ações de ataque apenas para se defender para usar outra defesa ativa caso falhe. Ele falha em Aparar a Areia usando seu Jyuken, então como escolheu usar Defesa Total ele ainda pode usar sua Esquiva para se defender desse mesmo ataque.Defesa Usando JutsusMuitas vezes um ninja pode optar por se defender usando algum jutsu de defesa ou ate mesmo de ataque. Um ninja que use algum jutsu de defesa como o Suna no Tate estará limitado a um numero de usos iguais ao seu numero de ações de defesa (que normalmente é igual ao numero de ações que ele possui por turno, a não ser que ele possua Defesa Ativa Extra). Mestres em Jutsus possuem normalmente mais ações de jutsu do que ações de Defesa Ativa, e no caso de um jutsu de defesa ele usará o maior numero possível (seja de Mestre em Jutsu seja de Ações por Caratê). Alguns combatentes também podem optar por usarem uma defesa total. No caso de uma defesa total dupla, um ninja terá que escolher uma defesa ativa comum para sua segunda defesa. Nenhum ninja será capaz de usar dois jutsus distintos para se defender do mesmo ataque. A defesa total que concede bônus na defesa ativa não está disponível para uma defesa com jutsu, mas a defesa total que concede uma defesa extra (ou dobrada) sim.Alguns ninja podem optar por se defender com um jutsu simplesmente atacando. Essa é uma regra especial, e cabe ao Mestre decidir os detalhes que variam de jutsu para jutsu. Mas normalmente isso será um movimento de antecipação e o controlador do jutsu estará submetido a um redutor de -4 nessa tentativa.Se Protegendo de Ataques MortaisUm ninja pode optar por fazer uma defesa ativa aparar para se defender de um ataque que normalmente não se pode aparar, mas que causaria um dano mortal. Um ninja, por exemplo, pode interceptar kunais e outros objetos perfurantes colocando seu braço na frente para evitar que esse dano seja feito a uma parte mais mortal de seu corpo. Isso pode ser feito também contra ataques de jutsus como Katons, Suitons e etc... Qualquer dano de jutsus (tais como os anteriores) é feito aos Pontos de Atordoamento do ninja ao invés do PV, mas todo dano real (a cada 4 pontos de Atordoamento) vai direto para os braços, podendo até mesmo incapacita-los. Danos de armas perfurantes continuam causando dano direto ao PV, porem essa manobra pode evitar um ataque mortal ao pescoço, coração, rosto e etc... Caso opte por fazer essa manobra um ninja receberá um bônus de +2 em seu aparar, caso possua NH 24+ em Caratê esse bônus sobe para +3.
Leitura de Movimentos e os redutores
A Leitura de Movimento funciona da seguinte maneira: toda diferença pra menos em relação ao NH do ataque do oponente o defensor recebe de bônus em suas defesas ativas. Porem o ninja se limita a um bônus máximo de 50% (arredondado para baixo) sobre sua defesa efetiva. Ou seja, caso o ninja possua esquiva 10, seu bônus por Leitura de Movimentos não pode passar de 5, mesmo que ele leia mais do que 5. Qualquer bônus na defesa ativa (seja por manobra Recuo, ou jutsu) pode subir esse valor. Caso o ninja receba um bônus de +2 por ter feito uma esquiva acrobática então o bônus máximo desse ninja passa a ser de +6 (10+2= 12 /2= 6). O mesmo vale caso o ninja tenha um redutor (seja por ferimento, ou algum efeito de jutsu que impossibilita ou dificulta o movimento). Porem, redutores proficientes de Regra do “21” só serão somados depois do calculo geral. Ou seja, apenas depois que o ninja calcular seu bônus máximo por Leitura de Movimento. Mesmo assim, caso esteja descrito no sistema do jutsu que ele causa um redutor (ou bônus) na defesa ativa, deve ser calculado antes da Leitura. Exemplo: alguns jutsu causam um redutor na esquiva por causa do tamanho. Outros por sua vez causam redutor no aparar pois impõe adversidades. Mesmo que o redutor abaixe a defesa ativa abaixo de 0 o valor mínimo será de 4, o que torna o bônus máximo por leitura de +2. Defesa PassivaA Defesa Passiva pode ser conseguida de três maneiras: pela compra da vantagem homônima, fornecida por alguma armadura ou vestimenta ou provida de algum jutsu ou técnica especial. Lembrando que a Defesa Passiva provida da vantagem é cumulativa tanto com a de um jutsu como de uma armadura, porem a Defesa Passiva de uma Armadura normalmente não é cumulativa com a Defesa Passiva provida de um jutsu (exceções será descritas nos próprios jutsus, caso contrario, prevalece o maior resultado).
Como o nome já diz, se trata de uma defesa passiva, por isso nunca pode ser diminuída por redutor algum. Em outras palavras, mesmo que um ninja provoque um redutor de -10 com seus ataques o nível de Defesa Passiva continuará inalterado.
Outro fator é que a Defesa Passiva não altera o valor máximo do bônus por Leitura de Movimentos.
Exemplo: Neji possui um Aparar 23 (5 pontos desse aparar provem da vantagem Defesa Passiva), porem Neji sofre um ataque especial de Kisame que soma um redutor de -20 o que deixaria o aparar de Neji 4 (um resultado 3 e 4 é sempre sucesso, não importando o nível, esse resultado sobe pra 5 em caso de personagens com a vantagem Perfeccionista). Como Neji tem cinco níveis de Defesa Passiva então seu aparar fica 9 (4+5 = 9). Quer dizer que no caso de Neji, não importa o redutor que ele receba, seu aparar mínimo será de 9 a não ser é claro que ele esteja inconsciente ou a mercê de seu inimigo.
A Defesa Passiva de armaduras e jutsus continua ativa mesmo que o ninja não possa se defender, enquanto que a Defesa Passiva provida da vantagem se torna inútil caso ele esteja inconsciente, amarrado e etc... No entanto, caso ele esteja consciente e apto a se defender, mesmo que ele sofra um ataque não percebido (no caso de um ataque furtivo) ele poderá jogar apenas a Defesa Passiva (5 no exemplo acima). Isso reflete o fato de um ninja que possua 3 ou mais níveis de Defesa Passiva ter uma defesa sobrenatural e inconsciente tentando se defender de qualquer ataque, mesmo aqueles que ele não percebeu.
Recuar
Esta não é uma defesa independente; ela é uma opção de se afastar um hexágono de seu adversário (não importa a direção), que pode ser acrescida a qualquer defesa ativa. Recuar soma 3 em qualquer tentativa de bloquear, aparar ou se esquivar. Não se pode recuar para dentro de um hexágono já ocupado. Pode-se mudar de direção apenas um lado (caso se deseje). Se um recuo o coloca fora do alcance de uma arma de mão, o adversário ainda terá seu ataque. Caso seu adversário tenha mais de um ataque por turno ou tenha feito um ataque total, recuar não o colocará fora do alcance de seu segundo ataque. É impossível recuar quando se está sentado ou ajoelhado, ou enquanto atordoado. É possível recuar (rolando) quando se está deitado. Pode-se recuar só uma vez para cada ação de defesa que você teria direito. Em outras palavras, se o ninja tem direito a três defesas ativas por turno, poderá recuar apenas três vezes. Porem um ninja poderá usar apenas uma manobra recuar para se defender de um ataque múltiplo (ataque duplo, múltiplo ou simultâneo). Exemplo: Kindoumaru ataca Neji com três flechas usando apenas uma ação de ataque. Neji decide esquivar-se das três usando recuar, com isso sua três esquivas receberá um bônus de +3 (pois ele terá feito apenas um recuo) e ele ainda terá mais dois recuos no turno (pois ele tem três defesas ativas por turno).
Esquiva Acrobática e Voadora
Um ninja pode optar por fazer uma esquiva acrobática (usando a perícia Acrobacia) ou uma esquiva voadora (usando a perícia Salto Voador). Fazer esse tipo de manobra dá um bônus de +2 na esquiva (apenas +1 caso o ninja também use a manobra recuar) caso seja bem sucedido em um teste de Acrobacia ou Salto Voador. Caso falhe o ninja terá entrado em dificuldade e sua esquiva estará submetida a um redutor de -3, em caso de falha critica o ninja terá falhado em sua esquiva e receberá o ataque. Um ninja só poderá executar uma esquiva acrobática caso possua a perícia Acrobacia com NH 16 ou maior, e a esquiva voadora caso possua a perícia Salto Voador com NH 16 ou maior e seu salto seja instantâneo (veja regras de Salto Voador na sessão de perícia). Da mesma forma que um ninja está limitado a um numero de manobras recuar igual ao numero de defesas ativas que tem direito por turno, o ninja também esta limitado a esquivas acrobáticas e voadoras igual ao numero de defesas ativas. Exemplo: Rock Lee possui cinco ações de defesa em seu turno, e usa três esquivas acrobáticas e duas voadoras. No exemplo ele não poderia usar mais nenhuma esquiva acrobática ou voadora, pois as duas somadas atingiram o seu limite.
Defesa Concentrada
Em um combate o ninja pode ptroteger uma parte de seu corpo expondo as demais. Exemplo: um ninja com um ferimento grave no tronco pode adiantar um braço e uma perna para proteger o tronco.
Antes de o ataque ser iniciado, o defensor pode optar por defender mais intensamente uma determinada parte do corpo. O defensor deve escrever em qual parte do corpo deseja concentrar a defesa. Ele receberá um bônus igual a +1 para a defesa desta área para cada ponto de redutor recebido por todas as demais áreas do corpo. Ate um máximo de +5 ou uma defesa efetiva mínima igual a 4 depois da adição da penalidade. Exemplo: um ninja não pode reduzir sua esquiva, aparar ou bloquear para menos do que 4. Para simplificar, as partes do corpo podem ser subdivididas em 4 areas:
1- Cabeça (inclui o cérebro, olhos, mandíbula, nariz e garganta).
2- Tronco (inclui os órgãos vitais e a virilha).
3- Braços (inclui as duas mãos e os dois braços)
4- Pernas (inclui os dois pés e as duas pernas)
Pode-se tentar uma defesa apenas dos órgãos vitais com um bônus igual a +2 para cada ponto de redutor imposto a todas as demais areias do corpo, ate um bônus máximo de +6. Isto significa que se o defensor receber um bônus total igual a +6 para proteger os órgãos vitais a defesa do restante do corpo estará submetida a um redutor igual a -3.
Um adversário hábil notará a defesa concentrada. Para que um atacante possa perceber que o seu oponente protege mais uma parte especifica do corpo, ele tem de fazer um teste contra 2/3 da sua Leitura de movimentos mais o bônus que o ninja defensor estiver tentando receber. Um teste será feito a cada turno.
Sucesso Fulminante nas Defesas Ativas
Toda vez que um ninja tirar 3 ou 4 numa jogada de defesa ativa (esquiva, aparar ou bloquear) será uma Defesa Fulminante o que provocará um redutor de -4 na próxima jogada de ataque ou -2 próxima jogada de defesa feita nesse turno ou no proximo. Em termos de jogo, o ninja se defendeu tão bem do ataque de seu oponente que acabou desequilibrando ou iludindo. Isso só acontece contra ataques corpo-a-corpo, ataques a distancia são imunes contra esse tipo de ataque. E a Defesa Fulminante só é feita com uma defesa ativa comum (jutsus não provocam Defesas Fulminantes).
Marcadores: Regras