"Por que o Douglas ganha menos pontos que eu?"
Devido às reclamações recentes, vou fazer mais um tópico dedicado a pontuação do Douglas. Explicando dois fatores, pontos de interpretação e pontos de missão.
Interpretação:
Interpretação:
Bem, pra mim é indiscutível que o Douglas é superior na grande maioria dos quesitos de interpretação. Isso por sua vez já foi discutido em um tópico anterior, acho que como ninguém se manifestou não deve haver discussão sobre isso.
Alguns levantaram a questão do Douglas não ter tido tempo de ter interpretado. Na minha opinião não foi o caso. E isso – como o post inteiro – esta aberto a discussão. Convido a todos a deixar suas criticas e duvidas no blogger. E caso esteja com medo de futuras retaliações (o que de maneira nenhuma vai haver) deixe seu comentário em anônimo.
Só para finalizar essa parte. Gostei de como o Douglas interpretou quando levou o ataque. Isso valoriza muito sua interpretação. Outros PC’s levaram ataques (fortes por sinal) e não interpretaram dor alguma. Outro fato que me chama a atenção é o prazer pelo qual ele tem em interpretar, não vejo isso em outros jogadores. Na verdade acho que a maioria quando interpreta, o faz de maneira forçada para ser premiado por isso. Em outras palavras, o Douglas tem ‘flow’ em sua interpretação enquanto os outros não.
Alguns levantaram a questão do Douglas não ter tido tempo de ter interpretado. Na minha opinião não foi o caso. E isso – como o post inteiro – esta aberto a discussão. Convido a todos a deixar suas criticas e duvidas no blogger. E caso esteja com medo de futuras retaliações (o que de maneira nenhuma vai haver) deixe seu comentário em anônimo.
Só para finalizar essa parte. Gostei de como o Douglas interpretou quando levou o ataque. Isso valoriza muito sua interpretação. Outros PC’s levaram ataques (fortes por sinal) e não interpretaram dor alguma. Outro fato que me chama a atenção é o prazer pelo qual ele tem em interpretar, não vejo isso em outros jogadores. Na verdade acho que a maioria quando interpreta, o faz de maneira forçada para ser premiado por isso. Em outras palavras, o Douglas tem ‘flow’ em sua interpretação enquanto os outros não.
Outra coisa: os -5 que ele recebeu foi exatamente pela interpretação, o que leva a questão que no total ele recebeu -2 pontos de interpretação e não 3. Ou seja, a pontuação de interpretação mais baixa da sessão. Lembrando que desconto desse tamanho nunca foi dado por erros mais brandos como esse o que mostra q sou mais exigente com a pontuação do Douglas do que os demais.
Devo frisar aqui um comentário sobre o Ítalo que quando estava com o chakra baixo interpretou cansaço. Aproveitando a deixa, o Ítalo melhorou muito, porem ainda esta longe do nível do Douglas.
Missão:
Vou usar um exemplo que já usei antes: você é um policial que recebe uma chamada no seu primeiro dia de trabalho. Assim que você chega no local da chamada recebe um tiro e fica desacordado. Bem, você não ajudou em nada no local do crime, pra falar a verdade você acabou é atrapalhando seus companheiros. Então você não deveria receber seu pagamento do mês? Mas peraí, você se expôs tanto quanto seus companheiros.
Mas vamos mudar um pouco o jeito de ver as coisas. Pontos refletem a experiência de vida do personagem. Então vendo o exemplo do policial, será que a experiência de levar um tiro foi menos produtiva do que a de seus companheiros que o ajudaram e resolveram o problema da cena do crime?
O Douglas não lutou e ainda por cima atrapalhou seus companheiros. Então deve ser castigado. Mas peraí. E os jogadores que se omitiram em batalha? O que deve fazer com eles? Bem, quem que não lembra do Ítalo dando a volta eterna no Sasori? Felipe que vivia se escondendo para “procurar um bom ângulo de ataque”. E em outros RPG, Davi se escondendo e preservando suas forças. Esses jogadores são melhores que o Douglas? Como não castiguei eles não castigarei o Douglas. Um ótimo castigo é ser o primeiro a cair e ser um peso morto para seus companheiros e ser motivo de tiraçao de sarro.
Outro exemplo clássico e o D&D, que mesmo que o personagem caia irá ganhar os pontos de experiência pela derrota do monstro. Ele vai ganhar mesmo que não ataque o monstro, mas não irá ganhar caso fuja do monstro.
Conclusão:
Desanima muito saber que esse tipo de discussão acontece sem meu conhecimento. Isso aqui é um jogo, e como tal deve ser feito para se divertir e não para haver intrigas, ainda mais sobre pontuação. O objetivo do jogo vai alem dos pontos ganhos.
E frisando: que se alguém tem alguma reclamação que faça a mim. Como dito antes, caso não tenha coragem de se revelar deixa um comentário anônimo no blogger. Espero que este post venha para esclarecer tudo. Lembrando que RPG não é competição, é cooperação.
Devo frisar aqui um comentário sobre o Ítalo que quando estava com o chakra baixo interpretou cansaço. Aproveitando a deixa, o Ítalo melhorou muito, porem ainda esta longe do nível do Douglas.
Missão:
Vou usar um exemplo que já usei antes: você é um policial que recebe uma chamada no seu primeiro dia de trabalho. Assim que você chega no local da chamada recebe um tiro e fica desacordado. Bem, você não ajudou em nada no local do crime, pra falar a verdade você acabou é atrapalhando seus companheiros. Então você não deveria receber seu pagamento do mês? Mas peraí, você se expôs tanto quanto seus companheiros.
Mas vamos mudar um pouco o jeito de ver as coisas. Pontos refletem a experiência de vida do personagem. Então vendo o exemplo do policial, será que a experiência de levar um tiro foi menos produtiva do que a de seus companheiros que o ajudaram e resolveram o problema da cena do crime?
O Douglas não lutou e ainda por cima atrapalhou seus companheiros. Então deve ser castigado. Mas peraí. E os jogadores que se omitiram em batalha? O que deve fazer com eles? Bem, quem que não lembra do Ítalo dando a volta eterna no Sasori? Felipe que vivia se escondendo para “procurar um bom ângulo de ataque”. E em outros RPG, Davi se escondendo e preservando suas forças. Esses jogadores são melhores que o Douglas? Como não castiguei eles não castigarei o Douglas. Um ótimo castigo é ser o primeiro a cair e ser um peso morto para seus companheiros e ser motivo de tiraçao de sarro.
Outro exemplo clássico e o D&D, que mesmo que o personagem caia irá ganhar os pontos de experiência pela derrota do monstro. Ele vai ganhar mesmo que não ataque o monstro, mas não irá ganhar caso fuja do monstro.
Conclusão:
Desanima muito saber que esse tipo de discussão acontece sem meu conhecimento. Isso aqui é um jogo, e como tal deve ser feito para se divertir e não para haver intrigas, ainda mais sobre pontuação. O objetivo do jogo vai alem dos pontos ganhos.
E frisando: que se alguém tem alguma reclamação que faça a mim. Como dito antes, caso não tenha coragem de se revelar deixa um comentário anônimo no blogger. Espero que este post venha para esclarecer tudo. Lembrando que RPG não é competição, é cooperação.
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22 Comments:
coroiu!!!
...o.O
COROOOIO!MESMO HEIN
xDDD
/o/ quero ver os pcs melhorarem com a interpretação agora :^}~
vixx..pensei q depois daquele outro post naum teria nenhum outro desse stilo!! ai eh foda hein!!
Bom... jah disse oq tinha pr dizer... Eu nem ligo para os pontos dele... Nem to ligando... Jogo pelo prazer q me da de jogar...
POis se fosse pra cobrar ou pedir pontos por missão teria pedido...
So acho meio injusto vc não participar ativamente da missão na hora mais necessaria a ainda ganhar...
Bom masi como eu não sou o mestre... E ele q escolhe os creterios de avaliação... Sabe oq faz so cabe a cada um melhorar e pronto...
Ha so mais uma coisa... sobre o exemplo sitado de experiencia de vida por ter caido achoq foi menos produtiva sim... Bom ainda mais se este "policial" leva o tiro e cai sempre antes de poder ajudar a resolver o "crime".
E ainda ser citado como exemplo?
Bom esta é a minha
opinião...
SO espero q não levem coisas d rpg. Na vida real e pessoal...
Mantendo a discussão aberta a todos os jogadores vou responder aqui.
Antes de mais nada espero que todos os jogadores não levem para o lado pessoal qualquer comentario que se atenha ao rpg.
Bem, a experiencia é menos produtiva. Pq? Por que ele adquiriu menas experiencia em resolver o caso. Ok? Mas os pontos não refletem APENAS a experiencia, mas tambem a evolução corporal, mental e por que não espiritual.
Tomando o tiro o policial pode aprender varias coisas. Na proxima vez ele vai pensar duas vezes antes de descer do carro sem cobertura. Ele pode resistir mais a dor por ter sentido algo dessa maneira. Ele pode adquirir uma percepção maior (é normal depois de sofrer um acidente as pessoas ficarem mais "ligeiras"). Ele pode aprender muita coisa sobre tomar um tiro, infecções, remedios e etc...
As vezes tombar num combate te ensina mais do que vence-lo. Falhar as vezes é mais produtivo do que ser bem sucedido.
É claro, se os pts fosse um montate pra ser divido entre os jogadores, concerteza não seria justo o jogador q teve menor desempenho receber o mesmo. Concordo, mas não é.
Sim sim... concordo sim... q quando pode aprender mtas coisa caindo...
Mais acho q vc vai concorda Um policial q ajuda a solucionar o crime... e aidna ve seu parceiro ser atingindo...
Aprende mto mais do q o policial q foi atingindo... pq do mesmo modo q q aconteceu com o parceiro dele ele pensa("SE eu não fika masi ligeiro pode acontecer comigo")...
Ou mais um exemplo ("Um vou aprender primeiros socorros... caso algum parceiro meu venha a cair novamente...Poderei ajudar ele ate o socorro chegar")
Fora... que alem disso ele podera aprender tecnicas de investigação,ate mesmo pericia me combate...(caso haja um).
Em relação a perder as vezes é sim mto masi produtivo do q ganhar sempre afinal se vc perde vai saber sua falha e melhorar ela...
SO pra finalizar... Por isso q achei injusto ter ganho igual aos q participaram do combate(q foi o principal da aventura)... Não kero dizer pra não ter ganho... E sim ter ganho masi menos... Pois como o Ivan disse... Cair tbm traz experiencia... Msai na minha opinião bem menos do q fikar de pé nele...
Sim sim... concordo sim... q quando pode aprender mtas coisa caindo...
Mais acho q vc vai concorda Um policial q ajuda a solucionar o crime... e aidna ve seu parceiro ser atingindo...
Aprende mto mais do q o policial q foi atingindo... pq do mesmo modo q q aconteceu com o parceiro dele ele pensa("SE eu não fika masi ligeiro pode acontecer comigo")...
Ou mais um exemplo ("Um vou aprender primeiros socorros... caso algum parceiro meu venha a cair novamente...Poderei ajudar ele ate o socorro chegar")
Fora... que alem disso ele podera aprender tecnicas de investigação,ate mesmo pericia me combate...(caso haja um).
Em relação a perder as vezes é sim mto masi produtivo do q ganhar sempre afinal se vc perde vai saber sua falha e melhorar ela...
SO pra finalizar... Por isso q achei injusto ter ganho igual aos q participaram do combate(q foi o principal da aventura)... Não kero dizer pra não ter ganho... E sim ter ganho masi menos... Pois como o Ivan disse... Cair tbm traz experiencia... Masi na minha opinião bem menos do q fikar de pé nele...
Então axo que chegamos a um empasse. Por que na minha opinião eu não axo q falhando o personagem vai aprender mais ou menos, apenas vai aprender outras coisas.
So levantando outro tema. Apesar de naum ter sido o caso na sessão passada. Mas um personagem q toma uma ataque e cai ta evitando de seus companheiros tomar o ataque.
Cada ate que o azarado toma (ou evita) é um ataque a menos em seus companheiros. Ou seja, so por esse fato ele ja merece a pontuação.
Ops...
*cada ataque!!!
Um cada ataque q ele toma evita sim... q seus companheiros seja atacado... Ou tbm faz com q eles aandone a batalha pra salvar a vida dele...
Q foi o caso q eu mais percebi...
Haa em relação... ao aprender mais ou menos... EU achoq aquele q não caiu pode aprender mais sim afinal ele adquiriu experiencia
na pratica q é melhor... do na teoria...
Pois do mesmo modo q "perder" é bom... è Ruim pois se vc so perde... quando vc for para proxima luta(ou oq seja)... Jah vai com menos confiança... e acaba atrapalhando os outros...
Um exemplo:O pc do Italo no começo era o masi fraco e todo mundo zuava ele e tal... certo! AI o mulek não fikava confiante...Assim fazendo com que Eu o Victor se preocupa-se com ele, em proteger ele... Assim nos atrapalhando. POdendo ate fazer com que tentando evitar q ele leve um golpe... Agente toma-se este golpe...
Outra coisa... Um pc q toma(evita) Um ataque e cai... vai esta preocupando seus companheiros... Evitou um ataque sim mais tbm abriu uma grande fraqueza no geral... fazendo com que tudo saia errado...!
Bom eu to com mo sono...
Deposi eu me explico melhor...
COmo jah disse espero que não levem para o Lado pessoal
É fato que cair sempre mina a confiança de qualquer um. Porem confiança vem de acreditar ou não em seu personagem.
Usando o Ítalo como exemplo: de que maneira ele pode ficar forte?
Bem... vamos esquecer essa pergunta por um instante. Se eu seguir o criterio que vc sugere o que aconteceria?
Um circulo vicioso e por que não dizer, infinito.
Ou seja: personagem fraco, cai, ganha pouco ponto pq caiu, continua fraco e cai novamente, ganha pouco ponto, os outros "fortes" ficam cada vez mais forte. O mestre poe oponentes a altura, assim deixando cada vez mais dificil o personagem "fraco" permanecer em pé sem se omitir ao combate. E isso iria se repetir eternamente.
Levantando outra questão: se o personagem caiu logo ele falhou. Então naum merece ponto. E se um personagem caindo ou naum falha numa missão? Então não merece pts. Ou seja, na ultima sessão ninguem ganharia pt algum, pois tds falharam (Akatsuki e Konoha).
Continuando a discussão.
vamos levantar o tema justiça!
Ouvi muito sobre não é justo. O que é justo é muito relativo. Seria justo um jogador com melhores estatisticas falhar em diversos testes enquanto um jogador com estatisticas abaixo da media ter sucesso?
Então seria justo premiar com pontos os jogadores que tiveram maior sorte? Ou "castigar" retirando pontos os jogadores com mais azar?
Agora outro ponto sobre a experiencia em combate, so pra reforçar minha posiçao:
Há 2 policiais, cada um com 10 anos de profissão e um numero parecido de ocorrencias. O primeiro nunca foi baleado, e o segundo tomou dez tiros em toda sua carreira. Quem tem mais experiencia? Qual dos dois é mais preparado pras ruas?
Agora respondendo a pergunta do outro post. O Ítalo so ficou forte, o que permitiu a repentina confiança nele, por que eu nunca julguei o desempenho dele em combate, nunca tirei pontos por ele "não ter cumprido a missão". Ele sempre recebeu seus pontos de missão, sendo util ou não. Ele foi ate mesmo protegido.
Teve combates que ele não efetuou se quer um ataque, nem por isso deixou de ganhar pontos. Tais pontos que lhe permitirou a evoluçao.
"O Ítalo so ficou forte, o que permitiu a repentina confiança nele, por que eu nunca julguei o desempenho dele em combate, nunca tirei pontos por ele "não ter cumprido a missão". Ele sempre recebeu seus pontos de missão, sendo util ou não."
Então isso quer dizer se eu for carregado em uma missão eu deveria receber pontos por isso???
Não... vc não receberá pontos por ser carregado. Receberá pontos por ter participado da missão.
A experiencia non vem do sucesso ou fracasso e sim da participação. E se estava presente então recebe os pontos.
Tava pensando aqui e me ocorreu o seguinte exemplo real e existente:
Usando o jogo Smash Bros como exemplo. Eu sempre fui o melhor desde que a gente começou a jogar aqui em casa. Sempre derrotei qualquer um.
É claro que nesse tempo eu evolui, jogo bem melhor do que quando comecei a jogar.
Já que eu sempre ganho segundo alguns eu deveria ficar cada vez mais forte e cada vez derrotar meus (mesmos) adversarios com mais facilidade correto?
Porem não é isso que acontece. Cada vez fica mais dificil pra mim derrota-los pois cada vez eles estao mais perto do meu nivel. Mesmo os mais fracos que sempre cairam são oponentes a altura.
Pq será q isso acontece? Ele cai sempre primeiro q eu entao era pra mim aprender mais, ja que jogo mais. Será que é pq ele eh mais talentoso do que eu? Mas se ele fosse mais talentoso do que eu como agente começou a jogar junto ele seria melhor do que eu.
Então como explicar o Italo, Felipe, Lucas e etc... que sempre foram marreco estarem alcançando meu nivel mesmo sempre perdendo pra mim?
Ah... já sei, eles treinam em casa. Bem... eu tb! Mas será q eles jogam sempre. Ah... eu tb jogo.
O fato eh q mesmo perdendo ou ganhando eles evoluiram, e mais rapido do que eu. Eu evoluo, mas eles evoluiem mais por que a diferença de força sempre esta caiando.
Concluindo: perdendo, caindo, morrendo, ficando inconciente: por tanto que vc consiga se recuperar disso, isso será nada mais nada menos do que experiencia.
E por que não dizer uma vantagem sobre aquele que sempre vence, pois ele nunca caiu, nunca se feriu... pq td foi sempre facil pra ele. Afinal, ele é bom!
BOm.. concordo com algumas coisa sim...
So q tenho um outro exemplo...
(EXEmplo não levo com se eu tive-se pedindo pts)
Na lua do Sasori eu não fui na sessão( motivos não vcem ao caso)
Masi meu pc tava lá( BOm ele ate foi atingido e tudo mais)
Agora pergunto eu seria justo eu ter ganhado os pontos da missão?(Bom eu tenho certeza q não...)
Mais por outro lado... meu pc tava lá ate participou da luta... se arriscando e tudo mais... Não to certo? Então teria q ganhar ponto?
Bom.. como alguem disse... Se eu for carregado deveria ganhar ponto afinal eu to no combate... podendo ser atingindo e ate morrer!
Outro exemplo um policial é atingido fikando assim internado e sem poder trabalhar... Seria justo ele não receber o seu salario no fim do mes?
BOm acho isso!
Ha masi um outro exemplo....
Um policial falta em uma missão(serviço)(por um motivo qualquer... exemplo fika doente)
Seria justo ele não receber o seu salario no fim do mes?
Ha masi um outro exemplo....
Um policial falta em uma missão(serviço)(por um motivo qualquer... exemplo fika doente)
Seria justo ele não receber o seu salario no fim do mes?
Concordo sim... talvez seu personagem devesse receber os pontos pela missão.
É justo que ele recebesse, afinal ele participou. Mas será que eu posso fazer isso?
Seu começar a pontuar os personagens que o jogador não esteve presente então muitos jogadores usaram de pretestos para fugirem de batalhas que a chance de seu personagem morrer seria grande.
Sobre o outro topico, se ele fica doente e não pode ir trabalhar, claro que ele merece seu salario. É um direito garantido. Agora se a causa da ausencia dele é duvidosa?
E se o parceiro desse policial tivesse passado na casa dele e depois ido ao delegado e dito que ele não quis trabalhar por "frescura"?
PELO AMOR UHEUHEUHEE
"Usando o jogo Smash Bros como exemplo. Eu sempre fui o melhor desde que a gente começou a jogar aqui em casa. Sempre derrotei qualquer um." UHEUHEHEEUHEUH
IVAN EH DOIDO MESMO
Depois de tudo isso só acho uma coisa......
Na minha visão, as batalhas são dividas em, 1) planejamento, 2)execução e 3) conclusão...
Meu pc (sayuri) sempre ajuda nos 3 tópicos, muitas vezes dizendo para os outros pc´s qual ataque e qual hora a hora de usá-lo....Porém, se meu pc não ajudasse com o "plano" e não desse essas "dicas" para os outros pc´s, com certeza seria tachado como "egoísta" ou coisa do tipo....
Então acho que os pc´s deveriam ser julgados por esses critérios ou coisa do tipo, pois não adianta planejar e não consgeuiir executar ou concluir....ou vice-versa...
Falow´s....
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